sábado, 16 de junho de 2012

Presidente da COAGRO e também Radioamador recebe Selo das Mãos da Presidente Dilma

Dilma certifica a Coagro em Brasília
A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) recebeu nesta quinta-feira, em Brasília, o selo do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar. A Cooperativa foi à única usina do estado do Rio que passou na avaliação deste compromisso nacional. O Selo é entregue as empresas do setor sucroenergético consideradas cumpridoras de todas as práticas empresariais estabelecidas pelo Governo Federal. Em nível nacional 169 empresas da indústria canavieira receberam o Selo que diz “Empresa Compromissada,” concedido pela Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação do Compromisso Nacional.


O presidente da Coagro, Frederico Paes, foi o primeiro a receber o selo. Em seguida disse que este selo aumenta a responsabilidade da Coagro e dividiu o que definiu de momento histórico com funcionários e todos os cooperados. Acrescentou que a Coagro foi auditada por consultoria credenciada pela Secretaria Especial da Presidência da República que concluiu que a usina opera dentro dos critérios trabalhistas estabelecidos pelo compromisso.

— É uma responsabilidade muito grande a nossa. Muitas usinas grandes de outros estados não conseguiram o selo. Afirmo que essa é apenas a primeira etapa de um compromisso social que a Coagro assume não só com a Presidência da República, mas com toda a sociedade Regional e o Estado do Rio de Janeiro — disse Frederico Paes.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), uma das integrantes do Compromisso foi representada no evento pelo presidente de seu Conselho Deliberativo, Pedro Parente. Ele fez um dos discursos no qual afirmou que o setor agora precisa de investimentos para crescer e aumentar a produção de forma atender as demandas do mercado, em uma referencia ao etanol. A Presidente Dilma anunciou que vai liberar os recursos necessários para que o setor aumente a produção, e também definiu o momento como histórico para o setor.

— A questão do etanol é de suma importância para o Brasil. Vamos investir muito nisso, mas antes tínhamos que resolver esse problema. O setor era acusado de cometer pecados nos setores ambientais e trabalhistas. Esse selo mostra que a coisa está mudando e outras usinas vão ter que aderir a esse novo momento- disse a Presidente Dilma.

Além das 169 usinas que receberão o Selo, outras 86 já aderiram ao Compromisso e estão em processo de verificação para receber o Selo posteriormente. Empresas do setor continuam aderindo ao Compromisso e a expectativa do setor sucroenergético é de um avanço gradual no número de empresas verificadas, com o total devendo incluir a grande maioria das usinas instaladas no País.

— É um momento muito gratificante, completando mais uma fase no processo iniciado com a assinatura do Compromisso Nacional em 2009, que tem produzido resultados positivos e um diálogo exemplar entre empresas, trabalhadores e o governo — afirmou o diretor técnico e presidente interino da UNICA, Antonio de Pádua Rodrigues.

Fonte: Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário