sábado, 23 de junho de 2012

Telebras inicia processo para implantação de cabo submarino internacional


Brasília, 22/06/2012 - A Telebras está com consulta pública aberta sobre o Termo de Referência do Sistema Atlântico de Cabos Submarinos, com o objetivo de colher subsídios de empresas nacionais e internacionais para a execução do projeto ligando Brasil, Estados Unidos, África e Cone Sul.
O projeto é estratégico para o Brasil, pois garantirá autonomia de comunicação internacional para as redes privativas do governo federal, além de baratear os custos de conexão e promover um maior intercâmbio cultural, científico e comercial entre os países envolvidos.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destacou a importância da iniciativa: “A implantação dos cabos ópticos submarinos ampliará a oferta do serviço, evitando a saturação do sistema no país, além de ser estratégico no reforço de laços com a África e o Cone Sul”.
Serão cinco cabos óticos submarinos, totalizando 24 mil quilômetros, ao custo total estimado de R$ 1,8 bilhão, e com início de operação previsto para 2014.
Para Caio Bonilha, presidente da Telebras, “a empresa vive mais um momento histórico em sua trajetória desde a sua reestruturação em 2010, devolvendo à sociedade brasileira sua autonomia internacional no setor de telecomunicações”, destacou.
O cabo de cerca de 6 mil quilômetros, que liga o Brasil à Angola, conta com a parceria da Angola Cables, firmada em março último em Brasília, na presença do Ministro Paulo Bernardo.
A Consulta pública segue até o dia 5 de julho próximo, e as contribuições devem ser encaminhadas para o emailuniversidade.telebras@telebras.com.br.
Assessoria de Comunicação da Telebrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário