domingo, 16 de setembro de 2012

StarOne se prepara para lançar o C3 e um novo satélite apenas para a Claro TV


A operadora de satélites StarOne, da Embratel, se prepara para colocar em órbita no dia 9 de novembro o seu próximo satélite, o StarOne C3,. Será um satélite com capacidade em banda C e Ku e que cobrirá todo o Brasil, a Região Andina e mais 300 km de plataforma continental brasil, região andina e plataforma continental.
Lincoln Oliveira, diretor geral da StarOne, explica que o planejamento depois do C3 prevê ainda um lançamento de um novo satélite, o C4, totalmente em banda Ku e integralmente destinado à Claro TV no Brasil e América Latina. Serão 36 transpônderes apenas para o serviço de DTH, que se somam aos 14 que a Claro TV tem hoje no C2.
A StarOne ainda não tem planos definidos sobre um satélite com capacidade de operar em banda Ka. "Banda ka é um desafio grande. Podemos ter um grande satélite em uma posição só para isso ou um híbrido em outra. Isso não está definido. Nossos estudos para um grande satélite focado em banda larga ao consumidor não mostram um cenário muito animador se olharmos a questão dos impostos. E como um satélite de alta capacidade também tem um risco maior, a decisão é complexa.
"O nosso desafio é que em um primeiro momento você tem um satélite com capacidade ociosa, depois ele enche e depois você tem que começar a esvaziar ele, atendendo menos usuários, para poder dar mais banda para cada pessoa", diz ele, sobre o conceito dos grandes satélites em banda Ka. "Ainda temos que decidir se vamos por um satélite grande ou um menor. Vamos ter que repor um satélite da nossa frota e podemos colocar banda Ka lá, na posição 84", disse ele durante o Congresso Latino-americano de Satélites, organizado pela Converge esta semana no Rio de Janeiro.

Fonte: BSD Groups

Nenhum comentário:

Postar um comentário