sábado, 19 de julho de 2014

Porto Velho, Rondônia: Menos de vinte e quatro horas depois do Rondonoticias publicar reportagem denunciando o atraso na entrega da obra de reforma da torre do aeroporto de Porto Velho, a Força Aérea Brasileira, responsável pela obra, por meio de sua assessoria de imprensa, quebrou o silencio e resolveu prestar esclarecimentos.

Em 2012, a obra que iniciou com previsão de custos de R$ 3 milhões, foi concluída com um investimento final de mais de R$ 5 milhões, e levou quase três anos pra ficar pronta.

Pelo cronograma inicial, a construção deveria durar menos de dez meses em execução. Durante esse tempo, a torre de controle do aeroporto Gov. Jorge Teixeira, em Porto Velho, funcionou em uma estação móvel, mas que segundo a FAB, em nada afetou a operacionalização do controle do espaço aéreo.

Por meio de nota enviada à redação do Rondonoticias, a assessoria de imprensa da FAB disse que “Este modelo de torre já foi utilizado também em outras localidades como Campo de Marte, em São Paulo, e Jundiaí (SP). Esse tipo de estrutura é largamente usado quando é preciso manter as operações de um aeroporto, enquanto se faz reforma, revitalização ou melhoria de equipamentos da torre principal, como ocorre em Porto Velho.É também utilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em operações de Defesa Aérea, que são mais complexas que o controle de tráfego aéreo normal.Não há, deste modo, nenhum comprometimento na segurança das operações”
No entanto, a assessoria não respondeu aos questionamentos sobre que medidas que a FAB adotou para responsabilizar a empresa contratada pela obra, pelo longo atraso na conclusão da mesma.

Na mesma nota, a FAB diz que “A obra está sendo entregue este mês, conforme a última atualização do cronograma. Em seguida serão iniciados os trabalhos de instalação dos equipamentos de modernização, que devem ser concluídos em outubro deste ano. A partir de então, a torre provisória será desativada”.

O comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, DETCEA, em Porto Velho, major aviador Renato dos Reis Campos, procurado pela reportagem, disse a torre somente passa para a responsabilidade do destacamento depois que for oficialmente entregue pela Comissão de Implantação do Sistema do Controle do Espaçõ Aéreo, unidade da Força Aérea responsável pelas torres de controle operadas por militares.

O major reconheceu o atraso na entrega da obra, mas disse que por uma questão de subordinação interna, não poderia adiantar outros detalhes sobre uma obra financiada com recursos públicos, mas pela burocracia imposta pelo regime militar, mais parece uma obra particular.

Veja abaixo nota da FAB enviada à redação do Rondonotocias:

A torre de controle do Aeroporto Internacional Jorge Teixeira em Porto Velho tem as mesmas funcionalidades da torre anterior, portanto, os controladores não sofrem nenhum tipo de restrição na operação.

Este modelo de torre já foi utilizado também em outras localidades como Campo de Marte, em São Paulo, e Jundiaí (SP). Esse tipo de estrutura é largamente usado quando é preciso manter as operações de um aeroporto, enquanto se faz reforma, revitalização ou melhoria de equipamentos da torre principal, como ocorre em Porto Velho.

É também utilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em operações de Defesa Aérea, que são mais complexas que o controle de tráfego aéreo normal.

Não há, deste modo, nenhum comprometimento na segurança das operações.

A torre de controle de Porto Velho atualmente passa por uma remodelação e modernização de equipamentos.

Convém informar que as mudanças estruturais no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Velho não dizem respeito apenas à torre de controle, mas inclui obras de melhoria nas instalações operacionais e administrativas e, também, intervenções no Controle de Aproximação (APP).

Devido às condições físico-estruturais das edificações, novos ajustes e requisitos foram feitos, o que influenciou no prazo de entrega e valores da obra, que está em fase final.

A obra está sendo entregue este mês, conforme a última atualização do cronograma. Em seguida serão iniciados os trabalhos de instalação dos equipamentos de modernização, que devem ser concluídos em outubro deste ano. A partir de então, a torre provisória será desativada.


Atenciosamente,
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Assessoria de Imprensa(61) 3966-9640 / 9639 - Plantão (61) 9961-4239
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Presente na vida dos brasileiros
www.fab.mil.br

Fonte: http://www.rondonoticias.com.br/noticia/cidade/913/fab-se-manifesta-sobre-denuncia-das-obras-da-torre-do-aeroporto-da-capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário